DICAS DE ESTUDO - CONCURSO E OAB - FELIPE FERNANDES



DICAS DE ESTUDO!


POR FELIPE FERNANDES BATISTA, APROVADO NO CONCURSO DE PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA E DE PROCURADOR DO ESTADO DO MARANHÃO (AGUARDANDO RESULTADO DA SEGUNDA FASE).





Férias!

Chegou o descanso do fim de ano! Momento de descansar, recuperar as energias para o próximo período! Isso é a realidade de “Todo mundo”, mas como sua mãe já dizia, -“você não é todo mundo!” Esse momento é para focar mais nos estudos, principalmente aos que já começam a buscar a aprovação na OAB ou em concursos públicos.
Confesso alguns arrependimentos durante a graduação! Você nunca vai ouvir de um senhor de idade essa frase “passei muito tempo com meus familiares” e sim ouvirá, “deveria ter aproveitado mais os momentos com eles”! Assim somos nós, estudantes de direito, sempre quando formamos ou quando chegamos em uma pós prova pensamos, “deveria ter estudado mais”! Portanto não economizem tempo com os estudos, aproveitem ao máximo cada dia dessas férias para estarem revisando os assuntos, buscando já estudar os assuntos que serão ministrados em sala de aula no próximo período, assim quando o professor estiver ministrando, você somente irá tirar suas duvidas e os fixará!
É mais fácil, utilizar o tempo em que você estava na faculdade durante essas férias, assistindo TV, saindo para “curtir”, ficando em redes sociais, dormindo, do que utilizar lendo um livro ou assistindo uma vídeo aula, porem como diz Les Brown “Quando você faz o fácil, sua vida poderá se tornar difícil, mas quando você faz o difícil, sua vida se tornará fácil”. 
Essa breve introdução, foi apenas para dar uma animada, pois a motivação é algo fundamental nesse período de formação! Não se apegue ao erro do IMEDIATISMO de muitos, programe sua mente para onde você estará daqui a 2, 3 ou 5 anos! Portanto aos que estão iniciando a faculdade ou aos que estão findando, lembre-se “é melhor estar preparado e não ter uma oportunidade, do que ter uma oportunidade e não estar preparado” Whitney Young Jr.
Vou iniciar alguns conselhos, (para os que buscam aprovação na OAB e Concursos) que aprendi com meus erros, para que se vocês forem “sábios” aprendam com eles. Lembrem-se não estou estabelecendo uma regra para que cumpram, porque pode ter funcionado comigo, porém pode não funcionar com alguns!
1-      Não busquem na biblioteca livros Clássicos de difícil interpretação, pois geralmente a linguagem é um pouco complexa, e geralmente quando termina-se de ler um capitulo, você não lembra mais de nada! Optem inicialmente por livros de linguagem simples (deixarei um rol de exemplos de livros que utilizei ao final). Para que assim formem uma base e após possam aprofundar (caso seja uma área do seu interesse) nesses livros mais clássicos!
2-      Quem tiver tempo e condições, acho interessante buscar também essas vídeos aulas em cursinhos preparatórios, pois fazem um complemento em sua preparação!
I- Dependendo do concurso em que almeja, esses mais Difíceis como Magistratura, Ministério Publico, Advocacia Publica, Defensoria, é importante fazer um curso Extensivo (ou anual) para somente após essa base geral, estudar especificamente para o cargo que sonha!
3-      Foquem somente em um cargo! Você pode até fazer outras provas, mas mantenha seus estudos direcionados para a área que deseja. Pois dependendo do concurso, você terá que aprofundar mais em certas matérias, ou nem mesmo estudar certas matérias (ocasionando assim uma perda de tempo, o que é muito precioso).
4-      Nunca deixem de estudar TODAS as matérias do edital! Você pode não estudar todo o edital, mas tenha pelo menos uma base nas matérias que eu chamo de ACESSÓRIAS (caem com menos profundidade), pois o que importa em uma prova objetiva é estar pontuando, se você deixar de pontuar em certa matéria (que geralmente são mais fáceis que as PRINCIPAIS), você perderá pontos preciosos para sua aprovação (parece até mentira, mas já vi muita gente, sou um desses que reprovou em uma das fases por 1 ponto). Portanto busquem ler todo o edital da prova, buscando conhecer todas as matérias.
5-      Para as matérias PRINCIPAIS da sua prova, utilize doutrinas para as acessórias você pode utilizar Sinopses ou materiais de Cursinhos! (ex: no Concurso da Advocacia Publica, as PRINCIPAIS são, Constitucional, Administrativo, Processo Civil, Tributário, Civil e Ambiental).
6-      Agora o MAIS IMPORTANTE, por mais simples e obvio que pareça, leiam A LEI, entendam a LEI, namorem com a LEI, principalmente com a LEX MATER, pois a maioria das questões independente da matéria, se fundamentam na CF. Vocês não tem noção da importância do Famoso VADE MECUM!
7-      Quanto a leitura de Jurisprudência dependendo da banca do seu concurso, você que tem mais tempo, pode iniciar lendo os Informativos esquematizados do site DIZERODIREITO, já para quem ta com pouco tempo, o site do STJ e do STF lançou uma compilação anual dos Julgados por ramo. É de grande valia estar atualizado com a jurisprudência.
8-      Quanto a responder questões, eu entendo responder somente após ter estudado o conteúdo delas, pois você entenderá o PORQUE do erro e aprenderá com ele!
Essas são algumas dicas do que aprendi nesse período de estudo! Não caiam em historias da Disney, em que há uma “formula magica” para sua aprovação! Caso ela exista acredito que seus ingredientes sejam ESTUDO, DISCIPLINA e FOCO! Portanto, não deixem para o AMANHA! Você pode muito mais do que imagina!
Doutrinas que Indicaria:
Constitucional à Pedro Lenza ou Bernardo Gonçalves.
Administrativo à Marcelo Alexandrino e Vicente ou Matheus Carvalho.
Processo Civil à Marinoni ou Didier.
Civil à Flavio Tartuce ou Cristiano Chaves.
Penal à Cleber Masson ou Rogerio Sanches
Processo Penal à Renato Brasileiro
Tributario à Eduardo Sabbag ou Ricardo Alexandre
Financeiro à Harrison Leite
Ambiental à Frederico Amado
Processo do Trabalho à Elisson Miessa
Trabalho à Renato Saraiva

Related Posts