PARANINFA - CURSO DE DIREITO DA UNISULMA


A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco e área interna



  PARTE DO DISCURSO - PARANINFA - CURSO DE DIREITO UNISULMA FEV/2017
TURMA FERREIRA GULLAR





A imagem pode conter: 1 pessoaA tarefa de ser professor é árdua, no entanto, muito gratificante. Ser professora de Teoria Geral do Processo e de Direito Processual Civil exige uma habilidade ainda maior. São muitas teorias, institutos processuais desconhecidos, por vezes complexos, difíceis de compreender, infindáveis detalhes e muitas exceções! Na verdade, o processo ainda é algo abstrato, distante da realidade dos nossos alunos, principalmente daqueles que se encontram no terceiro período do curso.


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e listras

Ao longo desse curso de Direito, vivemos momentos alegres, descontraídos, outros mais sérios, mas todos eles permeados por uma relação respeitosa, com liberdade de expressão, que propiciava, na sala de aula, o debate, a reflexão e a transmissão dos conteúdos, de forma agradável e compreensível. Muitas atividades? Nada! Só as necessárias para complementar o ensino aprendizado.

A sala lotada, vocês atentos, focados, prestando atenção aos ensinamentos, já demonstrava o diferencial da turma: sabiam por que estavam ali, sabiam a importância do curso de Direito para o sucesso profissional desejado. E essa disposição para aprender, com participações enriquecedoras, sempre me enchiam de alegria e despertava mais ainda a paixão por lecionar.

Foram muitas lutas, problemas pessoais, familiares, distância, deslocamento arriscado, lá pelas 5 horas da manhã, dificuldades financeiras, mas vocês estavam todos juntos, buscando os conhecimentos necessários, buscando, nesses 5 (cinco) anos, a realização exitosa desse sonho, hoje aqui concretizada, com a formatura em Direito!
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, chapéu e close-upA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, filho
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


Ao longo da caminhada, como estudantes, foram essenciais os pilares de sustentação, os pilares de apoio para que esse dia chegasse. Destaco aqui o papel fundamental dos familiares, apoiadores incondicionais, que participaram das angústias, das frustrações, dos momentos difíceis e, também, dos momentos alegres, festivos, como o dia da aprovação de vocês no vestibular da Unisulma para o Curso de Direito. 

Festejaram a conquista e deram o suporte indispensável durante todo o curso... E hoje, caros afilhados, novamente estão aqui, compartilhando esse momento único da vida de vocês, participando da realização desse sonho! A gratidão a eles certamente é imensurável.

E agora? Acabou? Não, esta foi só uma etapa vencida! Foi só a primeira das grandes conquistas! 

Ferreira Gullar tem uma frase que calha muito bem aqui: 

Porque nada do que foi feito satisfaz a vida, nada enche a vida. A vida é viver!

A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo

Pois bem, essa nova etapa da vida de vocês, agora formados, será um recomeço! A partir de hoje irão vivenciar a prática, buscar um lugar no mercado de trabalho, o sucesso profissional. 

Vocês tiveram o privilégio de cursar Direito e poderão alcançar aquela profissão sonhada: muitos serão advogados, outros defensores públicos, analistas, juízes, promotores de justiça, professores de Direito! Será uma etapa de muitas incertezas, de algumas preocupações, mas tudo isso será superado se houver fé, determinação, força de vontade, foco e parcerias!

Mais uma vez, vocês, formados, precisarão da essencial colaboração da família, de todos que lhes rodeiam. Pais, maridos, esposas, namorados, namoradas, noivos, noivas, amigos, apoiem os sonhos, os projetos desses formados! Essa ajuda será essencial para que eles alcancem os seus objetivos!

Nessa nova fase dessa jornada, a compreensão, o incentivo, o apoio e a participação nos projetos desses jovens serão decisivos. A confiança de cada um, no potencial que tem, aliada a essa parceria contribuirá certamente para atingir os resultados esperados!

Uma frase que gosto muito e trago comigo, desde quando estudava para o vestibular, é a seguinte:

Tudo é possível para quem sabe o que deseja e se resolve a conquistá-lo. (Napoleon Hill)

Agora, rumo às conquistas e vitórias!

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, chapéu e óculos

Meus afilhados, nessa busca pela profissão desejada, não descuidem do ideal de justiça! Não esqueçam de que a humildade, a simplicidade e o amor à profissão são indispensáveis para o seu bom desempenho. 

Os livros, as teorias, as leis, muitas vezes, são bastante divorciados da prática. Na profissão que abraçarem, nesse vasto campo do Direito, sejam sensíveis às causas sociais, lembrem-se de que o servidor público, serve ao público. Bom senso nas decisões, àqueles se tornarem magistrados.

Tratem bem as pessoas, principalmente, as mais carentes, aquelas que sequer sabem contar direito o fato, porque falta a elas nível de escolaridade adequado, seja porque não tiveram oportunidade ou porque não entendiam a necessidade de uma formação escolar, Sejam pacientes! Respeitar, tratar bem, prestar um bom serviço será o diferencial do profissional de sucesso. 

Apenas conhecer as normas jurídicas, as leis, não basta para atender os requisitos de um profissional que mereça reconhecimento e respeito. Conheçam a realidade das pessoas que precisam resolver um conflito, escutem, procurem entendê-las, tentem solucionar aquele conflito da melhor forma possível. O caso concreto é quem realmente vai ditar a forma de atuar, mas sejam profissionais humanos, utilizem-se da razoabilidade, da proporcionalidade e proporcionem o acesso à Justiça, colaborando para que o processo seja justo, célere e eficaz. 

Que Deus abençoe grandemente cada um de vocês! Que o empenho, a dedicação, o esforço, as noites de estudo, quase não dormidas, sejam recompensados com uma realização profissional de muito sucesso!



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
 

Related Posts